sexta-feira, 23 de julho de 2010

Receita de risoto

Apesar de magra eu sou bastante comilona, não como muito, mas penso em comida toda hora, o pecado da gula me persegue. De repente um desejo de degustação surge e me deixa louca, culpa desse meu gênio ansioso. E esses dias me deu uma vontade danada de comer risoto, aí fui procurar na internet uma receita bacana e encontrei essa daqui no site cozinha travessa, um risoto de tomate seco e rúcula, perfeita! eu amoooo tomate seco e amoooo rúcula, os dois juntos então deve ser um paraíso! rsrsr
Então hoje resolvir bancar a "cheff" rsrs, e eu realmente adoro cozinhar, sai do escritório passei numa rotsseria e comprei os tomates secos, cheguei em casa toda animadinha eeeee voilá!!!





Ingredientes (receita para 6 pessoas)
- 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola pequena corta bem miudinha
- 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
- 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade*
- 2 litros de caldo de legumes (eu utilizo o sachê de caldo de legumes)
- 300gramas de tomate seco
- algumas colhas de rúcula
- sal à gosto

*Não tinha vinho branco aí coloquei um pouquinho de uma pinga de salina, ficou ótimo!

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Escorra e pique o tomate seco e também a rúcula e acrescente ao arroz. Mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará a dar brilho no seu risoto. Desligue o fogo e já pode apreciar… sem moderação… rsrsrsrs…

Nenhum comentário: